O que é essa tal de complementaridade?
Método pode ser usado para a obter melhores resultados em equipe 25/02/2014 02:31
» Neusa Miguel
A complementaridade e não complementariedade, como muitos soletram, é uma palavra com diversas aplicações. No dicionário, encontramos sua definição como sendo a qualidade do que é complementar. A palavra tem tradução para várias línguas. Limitando-nos ao bom português e trilhando por caminhos multidisciplinares, deparamos com a complementaridade em diversos sentidos e como qualidade imprescindível para que as coisas aconteçam como se busca.

E daí o que esta palavra a princípio tão comum, inofensiva, relegada aos que tem vocabulário diferenciado, pode interferir, destruir ou construir nas relações pessoais existentes no mundo do trabalho? Pode e muito.

Convivemos diariamente com ela, sem dar-lhe a devida atenção. É o respeito à complementaridade que pode determinar o sucesso de um projeto ou seu fracasso.

Aproximando-se de  nossa rotina profissional, percebemos que todos os que nos cercam são diferentes, mas ao mesmo tempo, nos deparamos com pessoas muito parecidas, no pensar, no agir. Quantos a sua volta são comunicativos, rápidos, lentos, sensíveis, talentosos para determinadas tarefas e sem talento algum para outras? Já percebeu como estes adjetivos pode ser o nó dos temperos e destemperos que impulsionam o resultado dos trabalhos em equipe?

O difícil é  a uma admitir estas qualidades nos outros, pois quando somos o oposto delas, muitas vezes elas nos parecem defeitos. E para os opostos, podemos igualmente lhes parecer um estorvo.

E assim, o que seria os grandes projetos de engenharia, sem os detalhistas e metódicos? A área comercial estaria fadada a perder grandes contas sem os comunicativos e persuasivos, no entanto,  aqueles com estas qualidades com menor intensidade, devidamente gerenciados podem trazer os mesmos resultados.

Os grandes gestores devem ter em mente que tais classificações, podem ser a chave da maximização dos resultados em qualquer área produtiva, improdutiva, seja o foco serviços, indústria ou finanças.

O desafio se instala a partir do momento que o gestor não tem habilidade para perceber, diferenciar uma das outras e ou como melhor aproveitá-las. E, sem o correto gerenciamento das pessoas respeitando a sua individualidade, não há como exigir da equipe bons resultados e pior, pode-se correr o risco de perder grandes talentos, sob a acusação indevida de não saber trabalhar em equipe.

Os profissionais de Recursos Humanos devem ter como prioridade, a função de assessorar os seus gestores, na detecção das qualidades individuais e o que as motiva, obtendo assim a complementaridade perfeita; sem a qual nada acontece e  em nome da falta dela é desperdiçado grande parte do capital  investido.

Uma análise aprofundada sobre a forma como seus colaboradores são admitidos, quais os métodos gerenciais aplicados, e o porquê são demitidos,  poderá detectar qual o percentual do capital está indo para o ralo literalmente. O desperdício de talentos causa perda na organização como um todo.

Um inesquecível projeto foi aplicado na indústria automobilística há mais de uma década, para ilustrar que a preocupação não é recente. Seus gestores detectaram um volume enorme de recall, que causava perdas de materiais, declínio da imagem da marca, e outras, que em efeito cascata, tornou-se insustentável. Atentos, os gestores contrataram profissionais especializados para mapear "comportalmente" os funcionários da linha de produção, foi uma surpresa quando o projeto foi implantado. Mais de 60% dos funcionários, de determinada seção, não tinham o perfil detalhista. Fato que resultava o passar despercebido de mínimos defeitos nas peças, e ao cabo de meses, eram os responsáveis pelos sucessivos retornos dos automóveis.

Após aplicarem uma eficiente movimentação de pessoal, sem uma demissão sequer, conseguiu-se eliminar o problema e o custo do problema. Este é um exemplo que nos indica que  são as pessoas que produzem os resultados, e em equipe. A complementaridade pode ser a chave do seu sucesso.

Neusa Miguel e presidente da Dom Brasil.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin

Palavras mais procuradas

CONTAX  VAGAS  RANKING  NICE  TELEPERFORMANCE  DNK  URANET  CALLINK  AVAYA  SITEL  VIKSTAR  AEC  FLEX  CSU  ATENTO  ALGAR  VIDAX  CALL CENTER  ALMAVIVA  TIVIT 
 
https://www.callcenter.inf.br/