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QR Code no atendimento
GVP lança solução que utiliza código para direcionar consumidores para chat 02/04/2013 05:42
» Daniel Yokosawa
O mercado brasileiro, especialmente as agências de marketing e publicidade, vêm utilizando variados recursos digitais para provocar a interação entre as empresas anunciantes e seu público de interesse. Nos últimos dois anos, um dos recursos que ganhou campo foi o QR Code, código de barras bidimensional que pode ser escaneado usando telefones celulares equipados com câmera. Esse código é convertido em texto, endereço de URL, número de telefone, georreferência, e-mail e SMS. Aproveitando da tecnologia,  a GVP IT Solutions investiu no uso do QR Code para levar o cliente diretamente aos canais de atendimento, especialmente o chat mobile. "O objetivo é facilitar o contato, melhorar o atendimento ao cliente, aperfeiçoar a performance de vendas e, principalmente, fidelizar o interlocutor", conta Daniel Yokosawa, supervisor de relacionamento da companhia e especialista do projeto.

O executivo explica que o ideal é utilizar conceitos de cross media, ou seja, publicar o código em mídia impressa tradicional, utilizada para a divulgação dos produtos e serviços, comuns especialmente no setor imobiliário, de turismo e até mesmo no varejo que provoque a curiosidade do leitor e o induza a utilizar o QR Code. O aplicativo, quando clicado pela câmera do celular, viabilizará o contato direto entre consumidor e o chat de atendimento.

Segundo Yokosawa, uma campanha bem elaborada utilizando QR Code pode gerar inúmeros benefícios. Com o contato via chat mobile é possível ter acesso aos dados do cliente e rastrear com mais agilidade e dinamismo seus interesses. A ferramenta decodifica todas as informações do produto ou serviço, portanto, a empresa poderá conhecer previamente o cliente. "Essa é uma forma inteligente de conhecer o consumidor e de ajudá-lo da maneira mais ágil possível a solucionar seus questionamentos", avalia.

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