| Sexta-Feira - 31/10/2014
Pesquisar: busca:
Posicionamento: qual é o seu?
Elo entre estratégia e execução é importante para suportar as mudanças do mercado 15/10/2012 02:42
Na busca constante pela singularidade em tempos de competição acirrada pela atenção dos consumidores, as empresas buscam criar ainda mais valor para suas marcas. E posicionar-se corretamente é um dos pontos importantes para a estratégia do negócio, atraindo os olhares de forma inovadora. Pois, inovar é alterar a forma de algo estabelecido para criar algo novo. Uma inversão de valores, onde o objetivo é criar novas experiências.

Esse termo vem sendo muito comentado entre os micros, pequenos e médios empreendedores e com razão, pois a sobrevivência do negócio em um mercado altamente competitivo exige muita diferenciação, informação, disciplina e uma excelente estratégia para manter a marca bem posicionada.

Mas o que é posicionamento? O que ele proporciona? Como posicionar? E por que é tão valioso nos dias de hoje.

O posicionamento é o elo entre a estratégia e a execução. Para melhor compreender negócio e marca, é necessário olhar ambos como uma coisa só. Se de um lado o negócio define o que vamos oferecer ao mercado, do outro a marca confere credibilidade. Portanto, é mais importante conhecer quem "você é" do que para onde "você está indo", uma vez que o mercado muda constantemente. E, nessas mudanças aceleradas e intensas é preciso posicionar e reposicionar. Nesse momento, rever os conceitos é fundamental.

Essa etapa é necessária para manter a marca competitiva e suportar as intempéries do mercado. Neste caso, olhar para dentro do seu negócio e encontrar novos caminhos torna-se um fator determinante para alcançar ou manter-se na liderança.

Para obter um posicionamento coerente e estratégico, é necessário definir três premissas básicas: estratégia, diferenciais e experiências. Para isso, é preciso olhar a essência do negócio e questionar-se sobre sua verdadeira alma. É necessário entender que sua empresa é um sistema vivo que precisa adaptar-se conforme as mudanças. Colocar em prática um planejamento coerente e não ficar só se espelhando no concorrente que faz melhor que você.

Conforme as ações adotadas, atributos ainda maiores precisam ser transmitidos para os consumidores, como a experiência de seu serviço ou produto. É neste momento que o empreendedor precisa equilibrar a lógica racional e matemática com a sensibilidade, de modo a agregar valor e influenciar as pessoas.

Uma boa empresa é aquela que, além de produzir com excelência aquilo que se propôs, consegue transmitir uma experiência positiva de seu serviço e marca. E tudo isso começa com um bom posicionamento.

Hélio Moreira é diretor da NewGrowing Design & Branding e formado em publicidade, desenho industrial e MBA em branding.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin

Palavras mais procuradas

MOBIMAX  VIDAX  ALERT BRASIL  SITEL  TELEPERFORMANCE  CONTAX  TIVIT  TMKT  ALMAVIVA  CALL CENTER  PROVIDER  CSU  VAGAS  RANKING  TELLUS  AVAYA  DEDIC  GVT  AEC  ATENTO 
 
http://www.callcenter.inf.br/